Deixem as crianças brincar, por favor!

Creche da Venteira

Atravessamos uma experiência que, valorizada pela positiva ou pela negativa, nos irá marcar a todos. A vida de todos sofreu uma grande reviravolta e as nossas crianças foram arrastadas para um condicionamento que não está a acompanhar o que anteriormente era essencial, como a interação, brincar, correr, saltar. Estamos a subestimar os afetos e o toque que no futuro poderá comprometer, significativamente, as capacidades emocionais e cognitivas da criança.

Estamos a viver um longo período de confinamento, as nossas crianças estão, em parte, privadas da sua liberdade, “prisioneiras” de uma pandemia. É verdade que trouxe alguns benefícios, como mais tempo de qualidade e quantidade em casa com os pais, o que fomenta inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Mas esse tempo em casa teve como consequências: a falta de socialização, de interação e a privação de contato e brincadeira com outras crianças.

Brincar e interagir são vivências necessárias para um desenvolvimento saudável que, no entanto, sofreram uma pausa, sendo substituídos pela utilização das novas tecnologias.

Pediram aos profissionais de Educação que fossem “peças” essenciais, mas esqueceram-se que somos, além disso, pessoas que não sabem educar sem, acima de tudo, colocar na prática pedagógica, alicerces indispensáveis. É nosso dever, inegável, promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de cada uma das nossas crianças e a valorização da brincadeira tem uma importância extrema para o desenvolvimento da sua personalidade. Todos os que percebem de educação, sabem isso. Não podemos, nem faz parte da nossa prática, desvalorizar tudo aquilo que poderá causar sequelas na sua evolução socioeducativa.

É no brincar que cada criança expressa emoções, conhece o outro, descobre o mundo que a rodeia, aprende e pensa. Não podemos tirar-lhes isso, elas precisam de contacto físico, de carinho, afeto e de brincar.

Iremos respeitar ao máximo todas as orientações que podem minimizar alguns riscos de contágio. Ainda assim, iremos promover a brincadeira e a liberdade de todos.

Deixem as crianças brincar…com toda a segurança! Um dia muito feliz, hoje e sempre, para todas as crianças.

Texto da autoria: Sónia Antunes, coordenadora da Creche da Venteira

Atualizado em 1-Jun-2020 | Partilhar:
Destaques
Quem Somos
Quem Somos

A AFID Kids apoia socialmente as famílias na área da infância, residentes e/ou trabalhadores no Concelho da Amadora e zona ocidental de Lisboa (+)

Creche
Creche

A Creche é uma resposta social para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, integradas em salas de berçário.

Pré-Escolar
Pré-Escolar

O Pré-escolar é uma resposta social para crianças entre os 3 e os 5 anos, integradas numa sala heterogénea de pré-escolar.

Entre em Contacto
Entre em Contacto

AFID Kids
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidkids.pt

2024 ©

Rodapé PT

AFID KidsTermos Legais